INSTALAÇÕES DE INFORMÁTICA PEDAGÓGICA

Computadores da Sala de Aula

Algumas salas de aula do Edifício Comemorativo do Centenário do Banco da China (E3) e do Edifício Anthony Lau (E4) estão equipadas com um computador, utilizado como um dispositivo complementar com software de uso diário e Internet pronta para apresentações instrucionais, no sentido de facilitar o ensino nas salas de aula.

Sala de Informática

Um ambiente padronizado de aprendizagem de tecnologias de informação serve para a realização de cursos relacionados com a educação geral e literacia de informática. O Mplus (Ferramenta de Apoio ao Ensino) está instalado para a gestão da sala de aula. Verifique aqui sobre a disponibilidade dos computadores nas salas de informática do ICTO. Caso queira reservar uma sala de informática para a realização de aulas relacionadas com computadores, faça, por favor, a sua reserva através do Sistema de Reservas dos Recursos da UM.

Computadores de Acesso Rápido

Os computadores de acesso rápido fornecem uma forma conveniente para que o utilizador consiga imprimir os seus documentos utilizando o serviço de Impressões Follow-You.

Quiosque

O Quiosque disponibiliza as últimas notícias e os serviços mais convenientes para os membros da Universidade e tem vindo a ser distribuído em todo o campus, nomeadamente no Edifício Administrativo, Edifício Central, Biblioteca, Complexo Desportivo, Colégios Residenciais e Residências de Estudantes de Pós-Graduação.

Serviço de Empréstimo de Computadores Portáteis

O serviço de empréstimo de computadores portáteis, localizado no Edifício Central, oferece uma alternativa para aceder à rede e aos serviços disponíveis no campus.

Sala de Reconhecimento de Marca Óptica (OMR)

A Sala de Reconhecimento de Marca Óptica (OMR), equipada com computadores e digitalizadores de alta velocidade com software OMR instalado, permite digitalizar as observações no formulário, bem como realizar estatísticas, classificação e análise de dados.

Sala Multimédia Individual

A sala multimédia individual está equipada com software e hardware profissionais. Nesse sentido, os alunos e funcionários podem editar e fazer pós-produção em multimédia, bem como alterar para um formato de saída compatível com o computador e com a Internet.

Balcão de Atendimento dos Espaços Comuns de Aprendizagem no Edifício Central (E6)

Este presta apoio informático geral e serviço de empréstimo de computadores portáteis e salas multimédia individuais, com o intuito de apoiar as actividades dos alunos nesta área.

Espaços Comuns para Funcionários

Os Espaços Comuns para Funcionários no Edifício Central (E6) foram criados para o pessoal académico que deseja fazer uma pequena pausa antes ou depois das suas aulas.

Sala de Informática Virtual

A Sala de Informática Virtual oferece um ambiente informático virtual para ensino e aprendizagem. Permite aos alunos e funcionários o acesso a software especializado através do seu computador pessoal ou dispositivo móvel de forma remota. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Serviço de Desktop Virtual (VDS)

O serviço de desktop virtual (VDS), conhecido como Infra-estrutura de Desktop Virtual (VDI), permite aos utilizadores aceder a outro sistema operativo sem alterar as configurações nos seus próprios computadores.