História e Acontecimentos Importantes

1981 Foi fundada a Universidade da Ásia Oriental (UAO), a antecessora da UM. Foi igualmente criado o Serviço de Informática (CSB), o antecessor do ICTO. Foi criado o sistema WANG/VS para sistemas de gestão da informação.
1982 Foram instalados os microcomputadores Commodore, para fins académicos.
1985 O NCR 9300 foi instalado para fins académicos.
1988 Foi estabelecida a primeira PC LAN com Novell Netware, bem como a rede Token Ring, para fins académicos.
1990 Foram atribuídos computadores pessoais aos utilizadores dos departamentos para fins de automatização de escritório. Foi criada uma equipa de automação de escritório para manutenção dos computadores de escritório.
1991 A UM foi a primeira instituição de Macau a ligar-se à Internet e a utilizar o serviço de correio electrónico, ligando-se à BITNET (Because It’s Time Network) e à HARNET (Hong Kong Academic and Research Network).
1992 O primeiro endereço IPv4 de classe B em Macau foi atribuído à UM.
1993 A UM estabeleceu a primeira rede campus com arquitectura de fibra óptica em Macau, tendo sido também a primeira instituição a implementar amplamente o sistema de informação baseado no modelo cliente-servidor usando o Oracle.
1994 Foi estabelecida a primeira linha de aluguer (lease line) para a Internet em Macau e foi criado o primeiro servidor Web com o nome de domínio “.mo”. A UM também colocou em funcionamento o Centro de Informação da Internet de Macau (MONIC), para gerir o domínio “.mo”.
1996 A plataforma Lotus Notes foi utilizada para o sistema de correio electrónico do staff, bem como para o desenvolvimento das bases de dados de documentos e para o sistema de workflow, dando início ao conceito de trabalho “sem papel”.
1997 O e-Learning foi iniciado com a instalação de equipamento multimédia nas salas de aula, a introdução de um sistema de videoconferências, o streaming de vídeo e tecnologias de ensino online. Foi lançado o SI Web, o sistema de inscrição electrónica para alunos.
1998 Foi criada, em Macau, a primeira rede ATM (Asynchronous Transfer Mode) de alta velocidade, com uma velocidade de 622 Mbps, o nível mais elevado da tecnologia de rede ATM na altura. Foi lançada a WebCT , plataforma online de e-Learning.
1999 Foi criado o serviço Net-Home 56K dial-up, que dava acesso à Internet e à Intranet a partir de casa.
2000 Foi introduzido o conceito de E-Campus e a UM foi a primeira instituição em Macau a utilizar o cartão inteligente contactless como cartão universitário. O backbone da rede campus foi actualizado para Gigabit Ethernet.
2001 A carteira electrónica (E-purse) foi integrada no cartão universitário da UM, para permitir compras de pequenas quantias. Foi implementada a primeira geração de rede sem fios com a norma IEEE 802.11b.
2002 Foi construída a rede remota de área de armazenamento de espelhamento, primeira em Macau e no Sudeste Asiático.
2003 Foi lançado o serviço de Rede Privada Virtual (VPN) para acesso aos recursos da Intranet fora do campus.
2005 O sistema de comunicação PBX tradicional foi consolidado através do sistema telefónico IP.
2006 O Serviço de Informática (CSB) passou a designar-se Gabinete para as Tecnologias de Informação e Comunicação (ICTO).
2007 O ICTO aderiu ao Joint Universities Computer Centre (JUCC) como membro afiliado.
2008 Foi introduzida a nova plataforma de aprendizagem electrónica UMMoodle.
2009 O ICTO tornou-se a primeira instituição de Macau a participar na infraestrutura internacional de roaming sem fios “eduroam”, tomando a iniciativa de gerir a infraestrutura para a região de Macau. O backbone da rede campus foi actualizado para Ethernet de 10 Gbps.
2011 A gestão do MONIC foi entregue ao governo da RAEM.
2012 Foi lançada a primeira geração do Cluster de Computação de Alto Desempenho intitulado “Pearl”.
2013 Os novos centros de dados e a infraestrutura da rede foram instalados no actual campus.
2014 Todos os serviços TIC foram migrados, com êxito, do antigo para o actual campus.
2015 Foi formada a equipa de segurança de informação.
2016 Foram introduzidas as melhores práticas ITIL para a gestão de serviços de TI. Foi criada a segunda geração do HPCC “Jade” com suporte de GPU.
2017 Foi criado um armazém de dados para análise de dados e elaboração de relatórios, de forma a facilitar a tomada de decisões. Foi introduzido o UMPASS, para o início de sessão único.
2018 O nome de domínio da UM foi alterado para “um.edu.mo”. Foi lançada a plataforma Open Data API para os dados públicos da UM. Foi lançado o portal myUM, oferecendo um acesso rápido e fácil a vários serviços web.
2019 Foi lançada uma nova versão da Aplicação de Informações ao Aluno (SI App), com uma interface adaptada aos telemóveis e funcionalidades enriquecidas.
2020 Os serviços do centro de dados foram certificados com a norma ISO 27001:2013.
2021 O GovPay da DSF (Direcção dos Serviços de Finanças) foi adoptado para os pagamentos online.
2022 O padrão Wi-Fi 6 foi introduzido para redes sem fio. A largura de banda da Internet foi aumentada para 10 Gbps.
2023 Todos os pontos de acesso sem fio nos alojamentos dos funcionários foram atualizados para suportar o padrão Wi-Fi 6. Novo sistema de armazenamento totalmente flash foi implementado com design de centro de dados ativo-ativo para melhorar o desempenho do acesso e a disponibilidade de dados..

Para explorar mais História e Acontecimentos Importantes ,visite aqui.